Tá frio pra cachorro! 5 dicas para aquecer seu Pet
Há quem acredite que o pelo é suficiente para mantê-los aquecidos. Alto lá! Temperaturas baixas, vento intenso e sensação térmica congelante incomodam não só humanos, mas são sinal de alerta também para a saúde dos pets.
Durante o inverno, eles ficam mais sensíveis, sobretudo os mais magrinhos, que retêm menos calor. A recomendação é observar qualquer mudança de comportamento para saber quando e como aquecê-los.
As raças de cães de porte atlético e pelo mais baixo, como Galgo e Pinscher, por exemplo, são as mais friorentas. Com elas e outras de padrão semelhante, não há porque economizar no conforto térmico. Invista em cobertas e roupas de tecido natural, como o algodão, mais folgadas e sem muitos apetrechos – zíper e botão, por exemplo, para não os incomodar.
Guarda aí algumas dicas para você aquecer seu pet e prepare-se para o frio…
ROUPAS
Elas deixam os pets um charme, é verdade. Várias opções estão disponíveis no mercado, mas as roupas nem sempre são necessárias. Apenas vista seu pet se perceber que ele realmente sente frio. Do contrário você pode causar uma hipertermia (quando a temperatura corporal sobe além do esperado) ou até mesmo uma doença de pele. A melhor opção são as roupagens de algodão, no entanto alguns pets são sensíveis aos tecidos utilizados e podem se sentir desconfortáveis. Portanto, se ele tentar tirar as roupas ou não agir naturalmente, é melhor não o vestir.
PASSEIOS
Estimule brincadeiras que mantenham os pets ativos. Além disso, prefira as horas mais quentes do dia para passear.
As mudanças bruscas de temperatura são o que fazem com que humanos e cães adoeçam. Na hora de sair para passear, o ideal é que você vista o seu peludo com peças confortáveis e que o protejam bem do frio. Aproveite para se espreguiçar com seu pet sob um bom banho de sol!
ABRIGO
Nunca deixe seu pet na chuva ou em locais desprotegidos. Os que vivem fora de casa devem ter um abrigo próprio com cobertura. Forre o espaço com papelão ou um estrado para prevenir a troca de temperatura com o chão frio. Faça uma cama com panos ou mantas para protegê-lo ainda mais. Para os pets que vivem dentro de casa um leito em um local aquecido já é o suficiente. Para os gatos, utilize os arranhadores com toca, eles adoram.
VACINAS
No inverno aumenta a recorrência de doenças respiratórias, como gripe, bronquite, infecções da traqueia e asma. Proteja seu pet levando-o ao médico veterinário e providenciando vacinas necessárias, como contra a gripe canina ou felina. A qualquer sintoma, como tosse seca, espirros, desânimo, falta de apetite ou excesso de secreções.
ESCOVAÇÃO
Aumente a frequência de escovação do animal para pelo menos três vezes por semana. Eles tendem a se lamber mais no frio e acabam engolindo mais pelos que formam bolas no estômago, o que pode acarretar nos gatos constipação intestinal, conhecida também como “prisão de ventre”. Nos cães, previne a formação de nós que leva a lesões de pele.
COMPORTAMENTO
Seu animal é sempre muito animado e de repente está quieto e apático. Fique sempre atento às mudanças de comportamento.
Aqui na Porto Filhote você encontra todos os acessórios para deixar seu pet bem quentinho neste Inverno. Compre na loja ou acesse nosso site!