O que o pelo do animal pode dizer sobre a sua saúde?
Fazer carinho no seu cachorro ou gato é uma excelente forma de demonstrar o quanto gosta dele. Mas os benefícios de ter contato com o pelo do animal não se resumem apenas a carinho. Ao acariciar o seu bichinho você também pode identificar alguns problemas de saúde.
Qualquer mudança brusca no pelo do animal pode indicar algum problema. Veja a seguir alguns dos problemas mais comuns.
Sinais de problemas encontrados no pelo do animal
Pelos ralos. A pelagem rala em cães geralmente é ocasionada por problemas na tireóide ocorre bastante na meia-idade de raças médias ou grandes, principalmente em animais da raça golden retriever, doberman e setter irlandês. Cães com hipotireoidismo também podem apresentar descamação na pele, aumento de peso e intolerância ao frio.
Outros problemas de hormônio como a Doença de Cushing também podem causar queda de pelos. Cães com Doença de Cushing perdem pelos apenas no torso e podem comer e urinar mais que o normal.
Perda de pelo geral em gatos e manches de calvície irregulares podem significar que o seu bichinho está lambendo, mordendo ou arranhando muito. O pelo deles geralmente não cai, isso pode ocorrer porque houve uma irritação e eles ficam coçando. Isso pode ocorrer por conta de uma alergia, que é um dos problemas de pele mais comuns em cães e gatos.
Pelo sem brilho. Se o pelo do seu animal está sem brilho, pode ser que ele esteja precisando de mais gorduras saudáveis em sua dieta. Se isso estiver ocorrendo, leve-o até um veterinário para ter certeza de que ele não está com falta de gorduras, cálcio, fósforo e outros nutrientes na sua dieta.
Pelo com aparência descuidada. Até mesmo os gatinhos mais preguiçosos tomam banho para manter a sua pelagem limpa e bonita. Se o animal estiver com o pelo parecendo descuidado, algo está errado. Isso pode ocorrer por excesso de peso ou diversos outros problemas. Essa geralmente não é a reação de uma doença no pelo do animal, mas isso pode acontecer porque ele não está se sentindo bem para se limpar.
Pelo com cheiro forte. Se o pelo do seu cão ou gato apresenta um cheiro desagradável, significa que ele pode estar com problemas de pele. Alguns cães, por exemplo, começam a produzir mais óleo quando estão com um problema de pele e as vezes isso causa um odor desagradável. Esses problemas podem ocorrer por infecções bacterianas, alergia ou até mesmo hipotireoidismo.
Tenha sempre atenção aos sinais apresentados no pelo do seu animal, e no caso de qualquer alteração, procure um veterinário de confiança para identificar o problema. A ida ao veterinário é muito importante, pois ele dará o diagnóstico correto e as orientações para evitar que o mesmo ocorra novamente no futuro.