Meu gato fica ansioso quando viajo, o que fazer?
Muitas vezes ouvimos que os gatos são animais independentes. E com certeza eles são capazes de viver por si mesmos por longos períodos de tempo. Mas alguns gatos apresentam sinais de ansiedade como perda de apetite, miados compulsivos, entre outros.
Isso geralmente ocorre quando o dono viaja por longos períodos de tempo. Mas existem formas de reduzir esse comportamento. Veja o que fazer se o seu gato fica ansioso.
O que fazer quando o gato fica ansioso na sua ausência
1 – Evite despedidas
Por mais que você tenha vontade, não se despeça do seu gatinho. Saia normalmente para que ele veja a sua saída como algo rotineiro.
2 – Deixe uma pessoa conhecida tomando conta dele
Seja um parente, amigo ou até mesmo cat sitter. Faça o seu gato passar um tempo com a pessoa que vai tomar conta dele antes de você viajar. Dessa forma ele se acostuma com a pessoa e não vai se sentir tão sozinho na sua ausência.
3 -Trate a ansiedade dele
Existem formas de tratar a ansiedade dos gatos quando o dono sai. Geralmente o tratamento é feito de forma gradual, com saídas rápidas e depois aumentado para períodos maiores de tempo. O ideal para fazer este tratamento é contar com um especialista em comportamento animal.
4 – Deixe muitas distrações para ele
Não deixe o seu gato sem ter o que fazer enquanto está sozinho. Deixe para ele muitos brinquedos, quebra-cabeças com comida e até mesmo petiscos escondidos para ele encontrar pela casa. Essas distrações irão evitar que o gato fique ansioso, já que ele vai manter a mente ocupada.
5 – Caixas e lugares para se esconder
Gatos gostam muito de caixas, isso já sabemos bem. Mas você sabia que elas ajudam a reduzir o seu stress? Lugares altos onde ele pode subir e observar o local também tem um efeito bem semelhante. Deixe para o gato lugares onde ele pode se sentir seguro, incluindo alguns lugares para ele se esconder quando estiver nervoso.
6 – Dê um companheiro para ele
Que tal arranjar um amigo para o seu gato? A presença de outro felino vai fazer com que ele se sinta menos sozinho quando você estiver fora. Mesmo que não fiquem o tempo todo grudados, pode ter certeza que eles serão uma ótima companhia um para o outro.