Gatos e bolas de pelo: O que você precisa saber
As bolas de pelo são algo normal na vida dos gatos. Enquanto tomam banho, os felinos acabam ingerindo pelo, e depois esse pelo passa pelo seu trato digestivo e sai junto com as fezes. Entretanto, o que sobra eles colocam para forma em forma de bolas de pelo. Alguns gatos fazem isso com mais frequência enquanto outros dificilmente irão fazer.
Evitando as bolas de pelo em gatos de pelo comprido
Os gatos peludos e de madeixas compridas acabam tendo um pouco mais de dificuldade com isso. Para ajudar eles, você pode escovar os seus pelos diariamente. Dessa forma a ingestão de pelos é reduzida e o animal passa a ter menos problemas com isso.
Quando devo me preocupar?
Apesar de ser algo comum, bolas de pelo em excesso são um sinal de alerta.
Alguns gatos têm problema com alergia. Quando isso ocorre, eles começam a se lamber bem mais e apresentam falhas nos pelos. Ele também pode apresentar algumas partes mais grossas na pele que você poderá sentir ao fazer carinho.
É estimado que os gatos passam 25% da hora de despertar tomando banho. Se notar que ele passa bem mais tempo que isso, é bom averiguar.
As bolas de pelo ocasionais são consideradas algo normal, mas se o seu gato começar a vomitar mais bolas de pelo que o normal, é bem consultar um veterinário, pois ele pode estar com algum problema.
Entre as causas para excesso de bolas de pelo estão alergia a pulgas, doenças de pele, dor e problemas crônicos gastrointestinais como a Doença inflamatória intestinal ou intolerância à comida. Essas são todas doenças que podem ser tratadas, mas são um pouco difíceis de identificar nos gatos, por isso é importante levar o seu animal periodicamente ao veterinário, principalmente se estivermos falando de um gato idoso.