É possível acostumar o cachorro com a água?
Quem gosta de viajar bastante, geralmente adora levar o seu cachorro junto para curtir diferentes lugares. Só que muitos lugares geralmente tem um rio, lago ou algo assim. A praia então, nem se fala em quanta água! E para que a passeio seja melhor aproveitado, o melhor é que ele não tenha medo. Então o que fazer para acostumar o cachorro com a água?
Primeiro é importante ressaltar que nem todo cão pode nadar bem. Cachorros da raça Basset Hound, Buldogue francês e Buldogue inglês, por exemplo, tem pernas muito curtas e não conseguem se mover rápido o bastante para manter os seus corpos boiando.
Além disso, raças que tem uma baixa porcentagem de gordura no corpo como Dobermanns, Boxers e Pinschers tem mais tendência a afundar.
Muitos cães amam água e conseguem nadar sem problemas, mas outros realmente tem medo e dificilmente irão se acostumar com a água. Se o seu cão fica muito assustado na água, não tente força-lo a nadar.
Como acostumar o cachorro com a água
Se decidir ensinar o seu cão a nadar, comece devagar em uma piscina ou em um local raso. Nunca jogue ele na água, incentive-o a nadar e não encoraje reações negativas. Se ele ficar feliz e mostrar proficiência ao nadar, aí sim você pode leva-lo para um local mais fundo como a praia ou um passeio de barco.
Utilize um Colete auxiliar de flutuação
Compre um colete auxiliar de flutuação para ajudar o seu cachorro a flutuar caso caia fora do bote, ou seja, puxado para o oceano. Ao comprar um colete, leve o seu cachorro junto para experimentar qual ficará melhor nele. Opte por cores chamativas como amarelo ou laranja fluorescente, pois isso irá ajudar na hora de encontrar o seu cão na água.
Cuidado com o calor
Os raios de sol e o calor não fazem mal apenas para humanos, eles podem prejudicar cães também. Eles podem acabar sofrendo queimaduras de som, principalmente os que tem pelo curto ou pele rosa.
Se notar qualquer alteração como respiração rápida, baba excessiva ou tontura, será preciso refresca-lo o quanto antes. Para isso, tire ele da água, coloque em um local fresco e dê água a ele. Se o cachorro não melhorar logo, leve-o ao veterinário o quanto antes.