Dicas para criar animais em apartamento
Quando vamos criar um bichinho, logo pensamos em um quintal bem bonito e espaçoso para ele passar boa parte do tempo e brincar. Porém, nas grandes cidades essa realidade é um pouco diferente. A maioria das pessoas vive em apartamentos e muitas até deixam de ter um animal de estimação. Porém, seguindo algumas dicas bem simples, é possível criar animais em apartamento.
Antes de mais nada é fundamental verificar as regras do condomínio para saber se é possível ter animais no local ou não. Se for permitido, procure saber também as regras de convivência relacionadas aos pets.
Quer saber como deixar a sua vida mais feliz com a companhia de um bichinho mesmo morando em apartamento? Veja como.
Como criar animais em apartamento
A escolha do animal certo
Para quem mora em apartamentos, animais pequenos podem ser a melhor opção. Gatos e cães de pequeno porte não precisam de tanto espaço, mas deixe que eles tenham uma certa liberdade dentro do apartamento e ofereça cuidados como carinho, atenção, higiene e um local onde ele possa tomar sol.
Se escolher um cachorro, faça passeios diários para que ele possa se exercitar.
Eles gostam de companhia
Se o seu gato ou cachorro for passar muito tempo sozinho no apartamento, dê a ele um companheiro. No caso de cães, os passeios diários também podem ser muito benéficos, pois na rua eles tem contato com outros cães e pessoas, além de evitar o sedentarismo.
Cuide da higiene deles
Não só por questão de higiene, mas também de educação, os donos devem se responsabilizar pela sujeira feita pelos seus animais. Os gatos se adaptam muito bem ao uso de caixas de areia. Elas podem ser deixadas em áreas que não vão incomodar os moradores como o banheiro, área de serviço ou varanda.
Se o seu cão faz as necessidades na rua, leve sempre uma pá e um saquinho para recolher as suas necessidades.
Cuidado com o barulho
Animais utilizam sons para se comunicar conosco e com o mundo ao seu redor. Mas é preciso ter cuidado para que esses barulhos não comecem a incomodar os vizinhos. Se o seu cão late muito quando vê pessoas na rua, tente impedir que ele tenha visão da rua. Além disso, passeie sempre com ele para resolver problemas de ansiedade. Cães que passeiam são muito mais acostumados com a presença de outras pessoas e não latem por qualquer coisa.
Gostou das nossas dicas para criar animais em apartamento? Se sabe de mais algum segredo para ajudar na boa convivência do bichinho no apartamento, compartilhe com a gente.