Dicas para acostumar o cão ao passeio
Passear com o seu cachorro é uma atividade benéfica para todos que vale muito a pena. Além de ser um exercício, acostumar o cão ao passeio pode trazer vários benefícios para a vida dele. O contato com outras pessoas, animais, e ambientes desconhecidos, ajuda muito a reduzir a ansiedade nos cachorros, além de fazer com que eles se sintam menos assustados quando tiverem que ir ao veterinário ou viajar com os donos.
Entretanto, nem sempre acostumar o cão ao passeio é uma tarefa fácil. Alguns cãezinhos simplesmente “travam” quando o dono coloca uma coleira e não saem do lugar de jeito nenhum. Ser por qualquer motivo você tem dificuldades para passear com o seu cachorro, confira algumas dicas para ajudar ele a se acostumar com a coleira e com a ideia de sair de casa. Pode ter certeza que ao começar a passear com o cachorro, logo você irá notar os benefícios para a sua qualidade de vida.
Dicas para acostumar o cão ao passeio
Acostume ele com a coleira
A maioria dos donos deixa para apresentar a coleira ao cachorro pela primeira vez na hora do passeio. Porém, esse é um momento que gera um certo stress para ele, pois são muitas novidades ao mesmo tempo.
O ideal é comprar a coleira com uma certa antecedência e deixar que o seu cão se acostume com ela, com o cheiro e com o uso dela. Quando apresentar a coleira, faça com que ele associe ela a bons momentos oferecendo carinho e recompensas.
Segure firme a guia durante o passeio
Cães que não são acostumados a passear, costumam dar puxões na guia tentando andar muito rápido ou alcançar algo do seu interesse. Quando ele fizer isso, não puxe ele para trás e nem ceda. Pare segurando firmemente e só volte a andar quando ele parar de puxar.
Dessa forma o cão irá entender que puxar a guia não será uma forma de conseguir o que quer. Nos primeiros passeios você provavelmente terá que parar muitas vezes, mas com o tempo ele vai se acostumando e pegando o seu ritmo.
Faça com que ele se divirta no passeio
O ideal é começar os passeios em locais tranquilos e de preferência perto de casa. Se no caminho ele quiser parar um pouco para cheirar algumas coisas, deixe. Essa é uma forma do cão se habituar ao novo ambiente.
Durante a caminhada, aproveite também para levar os brinquedos favoritos dele. Pare em um lugar para brincar um pouco ou dar um petisco a ele. Logo o passeio vai começar a ser associado a algo positivo.
Passeie regularmente
Crie uma rotina para passear com o seu cão, seja no fim do dia ou nos finais de semana. Fazendo isso, ele já irá estar esperando pelo passeio quando chegar o momento. Com o tempo, com certeza ele irá aguardar a hora de passear ansiosamente e esse será um momento muito bom tanto para ele quanto para você.