Como lidar com cachorros com comportamento destrutivo
Muitas pessoas que resolver ter um cão, principalmente filhotes, enfrentam um problema bastante comum: o comportamento destrutivo. Alguns cachorros mastigam praticamente tudo que veem pela frente, e na maioria dos casos isso pode ser um verdadeiro problema tanto para o dono quanto para o animal.
Mas antes de qualquer coisa, saiba que não adianta brigar com o animal e puni-lo sem saber a origem do problema. Muitas vezes isso pode acabar piorando o seu comportamento destrutivo. O segredo para evitar que o cachorro continue destruindo as coisas é identificar a raiz do problema e tratar.
Dicas para diminuir o comportamento destrutivo em cães
- Exercícios – Muitos cães têm problemas de comportamento destrutivo devido a energia acumulada e uma simples caminhada é algo que pode ajudar a resolver o problema. Cães que não gastam energia durante o dia acabam ficando entediados e podem manifestar isso destruindo coisas. Isso depende da raça e do nível de energia do animal.
- Estímulos mentais – Assim como nós humanos, os cães também precisam exercitar o corpo e a mente. Brinque fazendo truques com o cachorro, esconda um grão de ração e faça ele procurar.
- Dê brinquedos a ele – Se o cão gosta de mastigar coisas, brinquedos mordedores para cães como ossos podem ser uma excelente opção.
- Use calmantes naturais – Existem CDs com músicas feitas especialmente para acalmar cães. Faça tratamentos com música ou florais.
- Mude o seu comportamento – Acredite ou não, o seu comportamento é algo que tem forte influência sobre o seu cão. Quando chegar em casa, evite fazer muito barulho. Aja normalmente assim que chegar e só dê carinho a ao cachorro quando estiver com os ânimos mais calmos. Ao sair também evite ter um ritual específico, assim ele não ficará ansioso toda vez que você entrar ou sair de casa.
Seguindo essas dicas é possível reduzir bastante o comportamento destrutivo do seu cachorro. Se preferir, conte com a ajuda de um treinador para identificar o problema e tratar da melhor forma possível. O importante é sempre tirar um tempo para dar carinho e atenção ao seu cachorro e ajuda-lo a lidar com os problemas com a ansiedade ou agitação.
Se perceber que em algum momento do dia ele fica mais agitado, tente identificar o que o deixa assim e tente deixar esses momentos mais calmos eliminando o motivo da agitação. Na hora da ração ou de passear alguns cães até ficam um pouco mais agitados, mas em outras horas pode ser sinal de ansiedade.