Como dar banho no gato
Dar banho no gato não é totalmente necessário, mas tem algumas vantagens que você deve levar em consideração. Quem sofre com alergia a gatos, por exemplo, pode dar um banho semanal no felino para reduzir a quantidade de alérgenos.
Eles também são muito úteis se você tem um gato alérgico ou que está com cheiro ruim por algum motivo.
O que é preciso para dar banho no gato
- Toalha
- Escova
- Cortadores de unhas
- Algodão
- Shampoo
- Petiscos
Muito cuidado ao escolher o shampoo e condicionador para o gato, pois a pele deles é bem mais sensível do que a nossa. Use um shampoo para gatos de marca confiável, de preferência recomendada pelo veterinário.
Os gatos normalmente se lambem após o banho, então use apenas produtos seguros para eles. Além disso, lembre-se que o faro deles é muito mais forte, então escolha algo mais suave. Dependendo do caso não é necessário nem usar o shampoo.
Antes do banho
Antes do banho, brinque com o gato para que ele gaste um pouco de energia e fique relaxado. Se você tem um gato de pelo comprido, escove ele antes. E corte as suas unhas também.
Coloque bolas de algodão nas suas orelhas para protege-las da entrada de água.
Hora do banho
Para dar banho, use um chuveirinho ou, se ele é acostumado com água, uma banheira. Mas se o seu gato é do tipo que fica extremamente nervoso com a presença da água, use apenas uma toalha úmida com um pouco de shampoo diluído para as partes mais difíceis. Depois seque usando uma toalha seca.
Algumas dicas para dar banho no gato
Mantenha uma iluminação fraca no banheiro.
Evite olhar direto nos olhos do gato, pisque devagar e desvie o olhar. Para os gatos isso é como uma demonstração de carinho.
Use um pouco de Feliway no banheiro.
Se você tiver um spray, pode usar para banhar o gato de um jeito mais tranquilo. Espirre a água na direção do crescimento dos pelos.
Mantenha as mãos no gato durante todo o tempo.
Tenha várias toalhas por perto.