Como acostumar o seu pet a não subir nos móveis

Mesmo quem cria animais dentro de casa, muitas vezes não deseja o seu pet subindo nos móveis. Além de deixar marcas e pode fazer sujeira, as suas unhas podem danificar certos móveis. E ainda, dependendo do móvel, o animal pode correr o risco de se machucar subindo nele. Por isso, muitas vezes pode ser necessário acostumar o pet a não subir nos móveis.

Felizmente existem maneiras de educa-los a não fazer isso. E no post de hoje vamos apresentar algumas dicas para te ajudar.

Comece desde cedo

Se possível, comece a educar o seu pet a não subir nos móveis desde novos. Ao começar a ensinar isso quando eles ainda são filhotes, o processo será muito mais rápido. No caso de pets mais velhos, o quanto antes você começar a educa-lo sobre isso, melhor.

Use comandos de voz firmes

Ao treinar um pet para não subir nos móveis, use comandos de voz com firmeza. Os animais não são capazes de compreender o que falamos, mas eles sabem associar certos comandos e tons de voz. Sempre que eles forem obedientes, recompense o seu bom comportamento com um carinho ou petisco para que ele saiba que está agindo corretamente.

Compre um móvel para o seu pet

Você pode comprar para o seu pet um móvel só para ele. Pode ser uma cama de pet, uma almofada ou até mesmo as torres para gatos. Ensine a ele que é permitido ficar neste móvel. Tendo um lugar confortável para ficar, o seu pet com certeza não vai se importar de ter que ficar longe dos outros móveis.

Fique perto dele

Um dos motivos para o seu pet subir nos móveis é que ele pode estar tentando ficar perto de você. Não chame o pet para ficar no seu colo quando estiver sobre o sofá ou uma cadeira, por exemplo, pois ele poderá achar que será bem-vindo durante todo o tempo. Prefira dar atenção a ele quando estiver no chão.

Com consistência e paciência, logo você conseguirá educar o seu pet a não subir em lugares indevidos. Lembrando que toda a família devo cooperar para educar o novo animalzinho.

< Voltar