As mudanças de temperatura e os gatos – Quais cuidados tomar
Os gatos são animais que precisam de muitos cuidados com a sua saúde. Algumas coisas podem fazer muito mal e eles, e uma delas são as mudanças de temperatura.
É preciso ter muito cuidado com os felinos tanto nos dias de frio quanto nos dias de calor. Por isso hoje vamos falar sobre algumas coisas que você pode fazer para cuidar melhor do bem-estar do seu felino quando houver mudanças na temperatura.
Seguindo essas dicas, o seu gato ficará muito mais saudável, evitando o surgimento de diversas doenças.
Protegendo os gatos das mudanças de temperatura
Mudanças de temperatura e gatos são dois elementos que não combinam muito. O ideal é sempre evitar ao máximo que os gatos passem por mudanças bruscas de temperatura.
Habituados a altas temperaturas, os gatos sempre procuram uma boa fonte de calor para se aquecer. Mas nos dias de mais calor é importante cuidar do seu bichano para que ele não sofra com desidratação.
Você deve ter um cuidado especial com os gatos de pelos longos ou os que estão obesos, pois eles sofrem muito mais nos dias mais quentes. Os filhotes e idosos também precisam de uma atenção extra.
Caso o seu gato seja exposto a temperaturas muito altas e comece a apresentar sintomas como fraqueza, sede excessiva, movimentos anormais, língua acinzentada ou azul ou taquicardia, é muito importante procurar um veterinário o quanto antes.
Feitos para viver em climas quentes, os gatos podem sofrer também com o frio. É preciso ter muito cuidado com as mudanças de temperatura para que ele não acabe sofrendo com hipotermia.
Sempre ofereça panos e cobertores quentinhos para o seu gato se aquecer durante o inverno. Durante essa época, eles vão dormir bastante e talvez até bebam menos água.
Se o seu gato está bebendo pouca água, é sempre bom incentivar que ele faça isso. E uma ótima forma de estimular os gatos a beber é através das fontes de água.
Se durante a época de frio o seu gato apresentar sintomas como tremedeira, falta de energia, rigidez muscular, pupilas dilatadas, desmaios, dificuldade para respirar ou estado de coma, procure um veterinário com urgência.
Cuidado com ambientes secos
Durante todo o ano, busque sempre manter uma temperatura estável em casa. Mas cuidado com o ar condicionado e a calefação. Eles podem deixar o ar seco, o que faz muito mal para o sistema respiratório dos felinos.
Caso opte por um desses sistemas, tire um tempo para borrifar água no ambiente pelo menos duas vezes ao dia. Assim você mantém a umidade necessária para o seu gato continuar saudável.
Seja no inverno ou no verão, não deixe de cuidar da saúde do seu gatinho.
E se você é de Porto Alegre, conte com a Porto Filhote para te ajudar! Na nossa loja você encontra caminhas e esconderijos para gatos. Além de contar com orientações para cuidar melhor do seu animal.
Se você está pensando em comprar um filhote de gato, entre em contato com a gente. Temos vários filhotes de belas raças disponíveis. Todos muito bem cuidados e prontos para receber muito carinho das suas novas famílias!