Problemas ao andar de carro com o cachorro | O que fazer?

Para algumas pessoas, andar de carro com o cachorro pode ser bem problemático. Enquanto alguns gostam, outros ficam agitados, passam mal ou ficam latindo e uivando.

Mas algumas vezes andar de carro com o cachorro acaba sendo algo inevitável. Afinal, essa é a melhor forma de leva-lo até o veterinário ou até mesmo fazer alguns passeios.

Então o melhor a fazer é identificar o problema e tentar solucionar para que o animal fique mais tranquilo nas suas próximas saídas de casa. Veja a seguir os principais problemas ao andar de carro com o cachorro e como solucioná-los.

Problemas ao andar de carro com o cachorro

Enjoo de movimento

Muitos cachorros sofrem com enjoo de movimento quando vão andar de carro. Se for esse o caso do seu animal, o recomendável é dar a ele remédios para lidar com o enjoo antes de sair.  O melhor remédio e a dosagem devem ser indicados por um veterinário de confiança.

Também é recomendável manter o carro fresco e ir fazendo passeios menores até que o cão se acostume com as viagens de carro.

Inquietação

Se o seu cachorro se sentir desconfortável ou enjoado quando for andar de carro, ele poderá ficar inquieto. Nesses casos, o melhor é levar o cachorro em uma caixa de transporte adequada. Escolha uma caixa de transporte bem espaçosa na qual ele poderá ficar de pé e deitar quando preferir. Coloque também uma almofada ou cobertor fino dentro do transporte.

Medo

Se o seu cachorro fica com medo ao andar de carro, é importante mostrar a ele que esses passeios podem ser agradáveis. Comece aos poucos, deixando-o entrar no carro parado e dando petiscos pra ele dentro do automóvel.

Quando o animal estiver acostumado com o ambiente, vá fazendo passeios menores, sempre dando a ele muitos petiscos e mimos. Vá praticando com calma até ele ser acostumar com a ideia de andar de carro. Com o tempo ele vai aprender a ficar mais relaxado e logo poderá até viajar junto com você.

Não gosta de outros cães ou pessoas

Se o problema quando o seu cachorro sai de casa são os outros animais ou pessoas, pode ser um pouco mais complicado de resolver. Mas não é impossível.

Ensine ele a ficar dentro do transporte quando for sair e use um pano para cobrir a visão dele. Só tome cuidado para que ele não fique com muito calor e sempre deixe aberturas para a circulação de ar dentro da caixa.

Se ele ficar agitado com os barulhos, coloque uma música calma no carro e, se tiver outro passageiro de confiança do seu cão, peça para a pessoa conversar com ele.

Procurando ajuda veterinária

Cães que não gostam de pessoas ou ficam em pânico quando vão andar de carro podem precisar de ajuda profissional. Se você é de Porto Alegre pode contar com a Clínica Veterinária da Porto Filhote. Aqui contamos com profissionais qualificados que poderão cuidar do seu melhor amigo e orientar sobre problemas de comportamento.

< Voltar