O cachorro está fazendo xixi na cama, o que pode ser?

O cachorro está fazendo xixi na cama, o que pode ser?

Apesar de não ser um problema tão comum, algumas pessoas podem sofrer com isto. O que fazer quando o cachorro está fazendo xixi na cama? Primeiro, é preciso analisar o que está levando ele a ter esse comportamento, se é algo puramente comportamental ou algum problema de saúde.

Veja a seguir algumas dicas para determinar por que o cachorro está fazendo xixi na cama.

Comportamento

Se o cachorro for filhote, ele pode estar fazendo xixi na cama puramente por motivos comportamentais. Nesses casos não adianta chamar atenção do animal. Quando ver que ele vai fazer xixi, pegue e coloque-o no lugar certo. E sempre que ele for fazer xixi do lado de fora, dê uma recompensa.

Alguns cachorros podem acabar fazendo xixi quando ficam ansiosos ou agitados. Se esse for o caso, passe a ignorá-lo quando ele subir na cama. Mas se ele subir na cama como um mecanismo de conforto, o melhor é arrumar outro local para ele se sentir seguro e confortável. Compre uma caminha e coloque nela os brinquedos favoritos dele.

Se perceber que o problema de ansiedade do seu cachorro é muito grave, converse com o veterinário para que ele possa indicar uma medicação para ajudar a tratar o problema.

Problemas de saúde

Se você notar que esse comportamento começou tem pouco tempo, é bem provável que o cachorro esteja sofrendo com incontinência urinária, um problema bem comum em animais castrados.

Entre outras causas de incontinência urinária estão a anormalidade congenital, aumento da ingestão de água, pedras nos rins, entre outros. Se notar que o seu cachorro está fazendo xixi na cama devido a problemas de saúde, é muito importante procurar um veterinário o quanto antes para averiguar o problema. Nesses casos geralmente é feito um exame de urina para identificar a causa do problema e indicar o melhor tratamento.

Em qualquer um dos casos, não é normal que o cachorro faça xixi na cama. Procure entender o problema para encontrar uma solução rápida. E enquanto ele estiver apresentando este tipo de comportamento, restrinja o seu acesso ao quarto. Afinal, a limpeza do colchão e das roupas de cama também pode ser complicada.

< Voltar