O que fazer para prevenir e tratar o animal em caso de pulgas e carrapatos?
Quando chega o calor, com ele chegam as pulgas e carrapatos. E esses dois parasitas podem acabar sendo uma tremenda dor de cabeça para quem tem cachorros ou gatos. Essas pragas se espalham com muita facilidade e quando ocorre uma infestação, pode ser muito mais difícil controlar.
O que fazer para prevenir a presença de pulgas e carrapatos no ambiente?
A manutenção preventiva contra pulgas e carrapatos é muito importante para manter a saúde do seu bichinho de estimação. Entretanto é preciso ter cuidado pois a maioria dos produtos para tratar o ambiente são pesticidas e também pode acabar fazendo mal para cães e gatos.
O contato com esses produtos podem fazer os animais (principalmente os menores) sofrerem com irritações na pele ou até mesmo problemas mais sérios como convulsões ou até mesmo morte. Muitas dessas reações podem acontecer até mesmo por uso excessivo do produto para o tamanho do animal.
Além disso, é bom sempre comprar o produto adequado para o seu bichinho. Produtos para cachorros, por exemplo, podem fazer muito mal a gatos. Seja qual for o tratamento preventivo contra pulgas e carrapatos escolhido por você, é muito importante ver qual vai ser a melhor opção para não fazer mal para a saúde do seu cãozinho ou gatinho. Entre os tratamentos.
O que fazer se o animal já estiver com pulgas e carrapatos?
Nesses casos o ideal é levar o bichinho para uma consulta com o veterinário. Ele irá indicar o melhor tipo de tratamento para o caso e até mesmo as marcas de maior confiança. É muito importante conversar com o veterinário, principalmente se o animal estiver apresentando fraqueza, for de idade, estiver em tratamento para alguma doença ou grávida.
Além disso, ao usar o produto leia atentamente as instruções de uso, principalmente se for algum tipo de tratamento que você nunca utilizou antes. Se estiver com muita dúvida, vale até conversar com o veterinário para que ele te ensine a fazer a aplicação. Além disso, esses produtos geralmente são separados por espécie (cães e gatos) e por peso. Na hora de comprar verifique tudo isso para não ter problemas.
Para reduzir a exposição do animal às pulgas e carrapatos, lave sempre os lençóis e almofadas que ele costuma ter contato e passe aspirador de pós nos cantos e beiradas das paredes, pois esses são locais que as pulgas adoram se alojar.
Se a infestação estiver em um nível muito crítico, o melhor pode ser contratar uma empresa de dedetização para fazer uma limpeza completa no ambiente.