O gato não usa a caixa de areia: O que fazer?
Não é incomum ouvirmos das pessoas que não dá nenhum trabalho fazer um gato usar a caixa de areia. Desde o primeiro dia, os gatos procuram instintivamente áreas arenosas na hora de fazer as suas necessidades. E as caixas de areia são a melhor solução para quem cria gatos dentro de casa.
Entretanto, existem alguns gatos que simplesmente escolhem outros lugares para evacuar. Então o que fazer quando o gato não usa a caixa de areia? A primeira coisa a se fazer é encontrar o motivo que está o levando a evitar o seu uso.
O que fazer quando o gato não usa a caixa de areia
Veja a seguir alguns dos principais motivos que levam os gatos e evitarem o uso da caixa de areia.
A caixa está suja
É preciso manter a caixa de areia sempre limpa e com uma boa camada de areia para eles poderem cobrir os dejetos. O ideal é trocar toda a areia da caixa pelo menos uma vez por semana.
O local da caixa de areia
Se a caixa de areia ficar perto da água e da comida do gato, pode ser que ele evite usá-la. Sempre mantenha a caixa de areia em um local afastado da sua comida e água, e também de onde o felino gosta de dormir.
Número de gatos
Quando se tem mais de um gato, o ideal é ter uma caixa de areia para cada e mais uma. Se muitos gatos usam a mesma caixa de areia, alguns deles podem deixar de utilizá-la.
A caixa é muito pequena
Em muitos pet shops são vendidas caixas de areia pequenas que não são muito cômodas para gatos maiores. Elas podem até virar com o peso deles, fazendo que eles se assustem e evitem utilizá-la.
Veja quais desses problemas são encontrados na sua casa e vá eliminando. Grandes mudanças como mudança de casa, a chegada de um novo pet ou coisas do tipo também podem alterar o seu comportamento. Nesses casos o melhor é ter paciência com o bichano e ajudá-lo a se adaptar à nova fase da vida.
Se o comportamento do gato não se encaixar em nada do que foi apresentado acima, vale fazer uma consulta no veterinário para ver se não há nenhum problema de saúde afetando o seu comportamento. Algumas doenças do trato urinário ou pedras nos rins também fazem com que eles urinem fora da caixa, principalmente gatos idosos.
Se você tem um gato já de idade, disponha caixas de areia com lados mais baixos e em diferentes partes da casa.
E lembre-se se o gato fizer as suas necessidades no lugar errado, não adiante tentar puni-lo esfregando o focinho no local ou algo assim. Isso só deixará o gato ainda mais estressado. Se ele persistir em fazer as suas necessidades em um lugar, coloque uma folha de papel alumínio no local. Os gatos não gostam nem um pouco de andar sobre ela.