Com que frequência devo limpar a caixa de areia do meu gato?
Para quem cria gatos dentro de casa, a caixa de areia é um item fundamental. Mas algumas vezes os gatos passam a rejeitar a areia, geralmente quando ela está suja. Os gatos são animais muito higiênicos, por isso limpar a sua caixinha na frequência certa é muito importante para manter o bem-estar do animal.
No post de hoje vamos falar com que frequência a caixa de areia deve ser limpa e também dar algumas dicas para ajudar na higiene dos seus gatos.
Caixas de areia sempre limpas
Além de ficarem sempre limpas, é importante também que as caixas de areia sejam suficientes para o número de gatos que vive na casa. Como regra geral, o ideal é ter sempre uma caixa de areia a mais do que o número de gatos na casa. Se você tem dois gatos, por exemplo, o ideal é ter três caixas.
A sua higienização deve ser feita pelo menos uma ou duas vezes ao dia, mas o melhor mesmo é limpa-la sempre que ver um gato a utilizando. No mercado você encontra algumas caixas de areia auto-limpantes, mas nem todo gato se adapta a este tipo.
Além de fazer a higienização diária, é importante também trocar a caixa de areia regularmente e limpa-la com água e sabão. As caixas de areia de plástico devem ser trocadas uma vez por ano, já que os arranhões que elas acumulam ao longo do tempo podem passar a acumular odor e sujeiras.
Em Porto Alegre você pode adquirir caixas de areia de vários tipos para os seus gatos na loja da Porto Filhote. Temos tudo o que você precisa para dar uma vida confortável ao animal. Além da loja, trabalhamos também com venda de filhotes e atendimento veterinário. Venha nos conhecer!